Fiscalização do CFC e do CRCDF atua em caso de vagas de concurso público para contador sem exigência de registro
Área do Cliente
Notícia
Investigações patrimoniais da Leme somam mais de 10 terabytes em dados
Com uso da automação e inteligência artificial, serviço especializado produz quantidade de informações equivalente, por exemplo, a 2,5 mil filmes de plataformas de streaming, ou 65 milhões de páginas de documentos.
O uso da robotização e da inteligência artificial (IA) em investigações patrimoniais realizadas pela Leme Inteligência Forense – legaltech do Paraná especializada nesse serviço – levam a resultados quantitativos que dão a dimensão do quanto as soluções tecnológicas representam em ganho de escala de trabalho. Segundo a empresa, com o serviço já são mais de 10 terabytes em dados gerados.
Para se ter uma ideia, esse volume corresponde a 2,5 mil filmes de plataformas de streaming, ou 5 mil horas de vídeo em alta definição (HD). Em papéis, equivale a 65 milhões de páginas de documentos. Ou, ainda, um material que, se fosse físico, demandaria 13 mil armários para ser guardado. O comparativo se baseia na escala de equivalência, para cada terabyte, elaborada pela Dropbox, plataforma de armazenamento em nuvem. A escala indica que cada terabyte é igual a 250 mil fotos com câmera 12MP, 250 filmes ou 500 horas de vídeo em HD, e 6,5 milhões de páginas de documentos, guardados em 1,3 mil armários.
Conforme ressalta o diretor de tecnologia da informação (TI) da Leme, João Paulo Marques, os números mostram que não se trata da automação e inteligência artificial substituírem o trabalho humano. Afinal, tem-se uma escala de produção humanamente impossível de ser alcançada. Logo, o que se tem é a possibilidade de oferecer ao mercado soluções e produtos inovadores, em que a inteligência humana intervém em fases estratégicas.
“Desenvolvemos softwares próprios, em que se cruzam informações de múltiplos bancos de dados, por diversas ferramentas. Por exemplo, o cruzamento de dados públicos, da Receita Federal, identificando proprietários e sócios de uma empresa, a estrutura dessa organização, de modo a localizarmos grupos econômicos, ou outras empresas que tenham relação”, cita Marques, explicando como se dá o processamento automatizado de investigação patrimonial.
Tem-se, assim, não apenas uma quantidade e diversidade de informações; o salto está na precisão delas. “É uma ‘varredura’ em bancos de dados públicos, de modo a localizar indícios de patrimônio, o que gera uma informação de valor, qualificada”, sublinha o gestor da Leme. Com esse diagnóstico, a empresa que contrata o serviço de investigação patrimonial pode obter os subsídios necessários para recuperar as dívidas – inclusive, para providências judiciais.
Outros serviços correlatos oferecidos pela legaltech também demonstram o ganho de produtividade e eficiência proporcionado pela automação e inteligência artificial. Integrada a 12 mil cartórios em todo o País, a Central das Certidões da Leme viabiliza pedido e entrega dos mais variados tipos de documentos. “A plataforma entrega não só um documento em PDF. O documento pode inclusive ser entregue classificado”, pontua Marques.
Logo, busca veicular e até serviço de verificação de óbito estão entre os mais demandados na Plataforma de Busca de Ativos da Leme. O diretor de TI menciona a prestação desse serviço feito à uma das maiores empresas brasileiras. “Por mês, fazemos até 26 mil verificações de óbito, informação necessária para a empresa na sua política de pagamento de pensões e outros auxílios.”
Com uma equipe, na área de soluções em TI, constituída por 15 pessoas, o setor de inovação tecnológica da legaltech recebe investimentos que correspondem a 30% do faturamento anual da empresa, o qual vem registrando crescimentos significativos a cada ano. “Não é só investir em software: é investir em pessoal, com qualificação, treinamento”, salienta Marques.
MAIS INFORMAÇÕES
- Sobre a Leme Inteligência Forense: https://lemeforense.com.br/.
Notícias Técnicas
A nova regra entra em vigor no dia 1º de maio de 2025, e formaliza um novo Termo de Adesão, que pode ser firmado por órgãos e entidades que não integram o Poder Executivo Federal
Ação tem o objetivo de viabilizar a realização das reavaliações e das revisões de benefícios previdenciários e assistenciais
Em todo país, pagamento beneficiará 34,2 milhões de pessoas. Calendário vai de 24 de abril a 8 de maio
A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados debate na quarta-feira (23) uma possível alteração na Lei do Imposto de Renda, visando oferecer o modelo de “splitting familiar”.
Notícias Empresariais
A equipe econômica prevê que 2027 será um ano difícil para o orçamento; fim da exclusão dos precatórios da meta fiscal é um dos principais fatores de pressão
3ª turma entendeu que regra de impenhorabilidade pode ser relativizada diante das circunstâncias do caso concreto
Especialistas ouvidos pelo g1 dizem que chineses já queriam novos mercados antes das tarifas de Donald Trump. Indústria nacional precisa de investimentos pois ainda não consegue competir em termos de tecnologia e produtividade.
Da ameaça de inundação de produtos chineses à abertura de novos mercados, o Brasil pode ganhar com a chacoalhada mundial desencadeada pela guerra comercial que opõe seus dois maiores parceiros comercias, mas também há ameaças. Governo evita confronto direto e tenta compensar os possíveis prejuízos com abertura de novas frentes de negócio
Saiba como funcionam os dias de descanso entre 19 e 21 de abril, quem pode aproveitar e quais são as regras trabalhistas para cada tipo de escala
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.