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Juros do cheque especial recuam pouco e atingem 9,17% a.m

O estudo verifica as cobranças dos dez maiores bancos do País.

Fonte: InfoMoney

Pesquisa divulgada nesta segunda-feira (9) pela Fundação Procon de São Paulo mostra que, em março, na comparação com fevereiro, os juros médios do cheque especial passaram de 9,18% ao mês para 9,17% mensais - um recuo de apenas 0,01 ponto percentual, marcando a terceira queda consecutiva dos juros, após sucessivas altas.

O estudo verifica as cobranças dos dez maiores bancos do País. Quanto ao empréstimo pessoal, também houve queda, de 0,09 ponto percentual da taxa, ficando em 5,80% ao mês.

Apesar dos decréscimos, a entidade recomenda aos consumidores que continuem cautelosos, planejando seu orçamento com critério, evitando dívidas e priorizando a subsistência da família. O crédito, segundo o Procon, só deve ser utilizado em caso de real necessidade, sendo que o consumidor deve recorrer ao cheque especial apenas em situações emergenciais e de curto prazo.

Por banco
A ínfima variação média das taxas de juros do cheque especial deve-se, principalmente, à variação dos juros dos bancos HSBC e Real. As tabelas abaixo mostram os valores cobrados nas instituições pesquisadas nos dois últimos meses, em ordem decrescente, tanto para o cheque especial como para o empréstimo pessoal.
 

Banco Cheque Especial (a.m.)
fevereiro março
Safra 12,30% 12,30%
Santander 9,85% 9,85%
Real 9,70% 9,70%
HSBC 9,57% 9,47%
Unibanco 8,91% 8,91%
Itaú 8,87% 8,87%
Nossa Caixa 8,80% 8,80%
Bradesco 8,56% 8,56%
Banco do Brasil 7,91% 7,91%
Caixa Econômica 7,35% 7,35%
Média 9,18% 9,17%

Fonte: Procon-SP

Banco Empréstimo Pessoal (a.m.)
fevereiro março
Itaú 7,01% 7,01%
Unibanco 6,91% 6,91%
Safra 6,90% 6,90%
Real 7,35% 6,36%
Santander 6,36% 6,36%
Bradesco 5,91% 5,91%
Nossa Caixa 4,90% 4,90%
HSBC 4,57% 4,70%
Banco do Brasil 4,60% 4,60%
Caixa Econômica 4,39% 4,39%
Média 5,89% 5,80%
Fonte: Procon-SP

Perfil: vale esclarecer que as taxas, além de variarem de uma instituição para outra, podem variar de acordo com o perfil do cliente. É importante ficar atento ao perfil da amostra e ao perfil no qual se enquadra na instituição.

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