Documento tem o objetivo de orientar entes federativos e as Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) que ainda não viabilizaram o efetivo ingresso de servidores públicos como participantes nos planos de benefícios
Área do Cliente
Notícia
Empresas de uma pessoa só
Mas ele não precisa estar sozinho permanentemente
Os profissionais liberais – advogados, médicos, dentistas, veterinários, arquitetos, psicólogos, por exemplo – pela natureza de suas atividades, comumente trabalham de forma solitária. Eles são uma espécie de "empresa de uma pessoa só". Enquanto numa corporação cada área conta com o seu responsável ou responsáveis, o profissional liberal tem de assumir todas as funções, ou quase todas, ao mesmo tempo. É ele quem cuida das finanças, da contratação de funcionários, da organização e manutenção do local, do marketing, etc.
Isso significa que para sobreviver no mercado não basta ser bom tecnicamente na área escolhida, ele também tem de ser um administrador eficiente.
Claro que falamos de um assunto muito extenso e não há pretensão de esgotá-lo aqui. Mas podemos citar alguns pontos básicos que valem para qualquer gestor, contudo frequentemente negligenciados.
Como não poderia deixar de ser, o profissional liberal tem de fazer um bom planejamento. É o caso de analisar setor, local onde pretende atuar, concorrência, público-alvo, conhecer seus pontos fracos e fortes, saber calcular o preço do serviço, custos, potencial de faturamento, entre uma série de outros fatores. Esse trabalho ajuda a reduzir riscos.
Ele também deve evitar o erro básico, porém comum entre empreendedores de todos os setores: misturar contas profissionais com pessoais. O caixa da empresa jamais pode se confundir com a carteira do médico, dentista ou advogado.
Mas ele não precisa estar sozinho permanentemente. Um contabilista é de grande valia já que qualquer descuido nesse aspecto pode sair caro. Além disso, o profissional liberal fica com mais tempo para outras atividades como estudar e atualizar-se no seu ramo ou, dedicar-se à vida pessoal, o que é saudável.
Com relação à construção da imagem, é sempre bom criar uma identidade visual. Escolha do estilo das instalações, padronização de material impresso ou digital distribuído para clientes, placa e cores (informe-se sobre a teoria das cores) merecem atenção.
O profissional liberal que se enxerga como uma empresa está um passo adiante de seus concorrentes. Mas para ser bem sucedido nesse sentido é preciso capacitar-se. Busque orientação e bons negócios.
Notícias Técnicas
Veja quais foram as implementações e como fazer o download da nova versão da EFD ICMS IPI.
Voto no STF propõe limite inspirado na Lei de Falências para garantir equilíbrio entre verba alimentar e arrecadação fiscal.
Obra explora casos concretos de países e suas políticas visando subsidiar gestores, pesquisadores e formuladores de políticas no desenvolvimento de novas abordagens regulatórias para uma política de preços mais equilibrada e eficiente no Brasil
Nova norma detalha incentivos fiscais e reforça segurança jurídica para atrair investimentos estratégicos.
Notícias Empresariais
Pagamento da segunda parcela do décimo terceiro deve ser feito até o dia 20 de dezembro
Entenda as diferenças entre IFRS e US GAAP e como a contabilidade internacional impacta negócios globais. Saiba como se adequar às normas e garantir conformidade
Os grupos Despesas Pessoais (0,83% e 0,08 p.p.) e Transportes (0,82% e 0,17 p.p.) completam o ranking das três maiores variações neste mês
Para a 3ª Turma, ele não deu motivo à paralisação da execução
Saiba quais são os direitos e benefícios dos funcionários no final do ano, incluindo 13º salário, férias, PLR e outros adicionais.
Notícias Melhores
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável