PGFN oferece descontos e prazos para quitação de débitos até Janeiro/2025
Área do Cliente
Notícia
Brasil investe em economia circular para reduzir desperdício e criar oportunidades
Esse modelo de produção e consumo conta com o ciclo contínuo de reutilizar, reciclar e renovar os materiais usados na fabricação das mercadorias
Em junho deste ano, o Governo Federal assinou o Decreto nº 12.082 que criou a Estratégia Nacional de Economia Circular (ENEC), que trará benefícios para o Brasil como geração de renda e empregos. Além disso, vai promover a mudança da produção linear – que começa na extração e termina em descarte – para a economia circular de práticas sustentáveis.
Esse modelo de produção e consumo conta com o ciclo contínuo de reutilizar, reciclar e renovar os materiais usados na fabricação das mercadorias. O professor de Engenharia de Produção e Sistemas da Escola Politécnica e de Administração da Escola de Negócios da PUC Paraná, Ubiratã Tortato, afirma que a implementação da economia circular no Brasil não é fácil de se fazer.
“Temos todo o conjunto com milhares, milhões de produtos circulando, que não foram planejados para a economia circular. Para você introduzir novos produtos, você precisa de investimento, vai precisar de investimento para o planejamento, para o design, para promover esse retorno desses produtos para o processo produtivo, e tudo isso é investimento”, comenta Tortato.
O diretor do Departamento de Novas Economias da Secretaria de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria, Lucas Ramalho, destaca outras medidas. As práticas citadas abrangem desde a articulação interfederativa até o apoio às prefeituras para melhorar a coleta seletiva, fortalecendo a logística reversa no território brasileiro.
“Articular as diversas cooperativas e melhorar a vida dos catadores de materiais recicláveis. Uma outra ação de destaque do governo é a regulamentação recente da Lei Rouanet da Reciclagem, que criou incentivos fiscais para pessoas físicas e jurídicas que investem em projetos que visam a reciclagem e a economia circular”, afirma Ramalho.
De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Centro de Pesquisa em Economia Circular da USP, 85% das indústrias do país já desenvolvem pelo menos uma prática de economia circular na cadeia de produção.
Ana Clara de Lima
Estagiária de jornalismo, sob supervisão.
Notícias Técnicas
TST firmou tese de observância obrigatória em toda a Justiça do Trabalho
As aplicações de até R$ 1 mil representaram 55,7% das operações de investimento no período
Além dos benefícios oferecidos, instituto responsabiliza judicialmente os agressores
Muitos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) desejam fazer empréstimos, mas não sabem como funciona e possuem algumas dúvidas, com isso, viemos explicar como a solicitação desse crédito funciona
Notícias Empresariais
Saiba quais são os direitos e benefícios dos funcionários no final do ano, incluindo 13º salário, férias, PLR e outros adicionais.
Entenda as regras para férias coletivas, prazos, cálculos e como o contador auxilia na gestão, evitando problemas legais e otimizando o processo.
Com o serviço, os investidores mantêm a rentabilidade dos seus ativos enquanto utilizam seus títulos como garantia
Legaltechs e Lawtechs impulsionam a IA no setor jurídico brasileiro, com investimentos de bilhões e foco em agilidade e acessibilidade. Descubra como a tecnologia está transformando o mercado.
Publicação, disponível no site do órgão, reúne normas nacionais e internacionais para fortalecer o diálogo social sendo uma ferramenta prática sobre negociações coletivas e mediações trabalhistas no Brasil
Notícias Melhores
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável