PGFN oferece descontos e prazos para quitação de débitos até Janeiro/2025
Área do Cliente
Notícia
Reforma Tributária: atuação do Sistema CFC/CRCs nas etapas do debate legislativo visa garantir segurança à classe contábil
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
O Sistema CFC/CRCs, por meio de seu Grupo de Trabalho (GT), teve participação determinante no relatório da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) sobre a regulamentação da reforma tributária, apresentado nesta terça-feira (29). O grupo foi instituído em agosto pelo presidente da CAE, senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), e coordenado pelo senador Izalci Lucas, com o objetivo de analisar o Projeto de Lei Complementar (PLP 68/2024).
A atuação destacada dos contadores Fellipe Guerra e Márcio Schuch, ambos membros do GT do CFC, foi fundamental nas audiências públicas realizadas pela CAE, onde os temas relativos à reforma foram minuciosa e exaustivamente debatidos. Destacam-se, com igual importância, as contribuições do diretor de Assuntos Legislativos da Fenacon, Diogo Chamun, e do professor Paulo Henrique Pêgas.
A contribuição do CFC na CAE incluiu sugestões relevantes para o aprimoramento do texto da reforma, que agora segue para avaliação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Dentre as proposições, destacam-se: a participação de um representante do CFC nas reuniões do Comitê de Harmonização das Administrações Tributárias sobre obrigações acessórias e a exigência de audiências públicas e estudos de impacto regulatório para novas obrigações.
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados. Durante os debates, os representantes do CFC enfatizaram a necessidade de incluir, no texto final, os ajustes propostos, assegurando que as necessidades e interesses da profissão contábil sejam plenamente atendidos na nova legislação tributária.
Para a conselheira do CFC e coordenadora do grupo de estudos da autarquia, Ângela Dantas, os esforços do Sistema para acompanhar de perto o andamento da matéria continuarão. “Estaremos atentos e atuantes, tanto na CCJ quanto nas votações subsequentes, para garantir que as conquistas da classe contábil permaneçam protegidas e sejam efetivamente implementadas no texto da lei”, afirma a conselheira.
Relembre, abaixo, a participação recente dos membros do GT do CFC nos debates sobre a reforma:
3/10/2024 - Sistema CFC/CRCs debate, no Senado, os impactos da Reforma Tributária para as empresas do Simples
2/10/2024 - Reforma Tributária: ITCMD e IBS foram discutidos em audiência pública com participação do Sistema CFC/CRCs
1º/10/2024 - Reforma Tributária: Simples Nacional e Zona Franca de Manaus são pautas de debates no Senado
28/08/2024 - No Senado, Sistema CFC/CRCs debate tecnologia e inovação na Reforma Tributária
20/08/2024 - Sistema CFC/CRCs discute reforma tributária em audiência pública no Senado Federal
14/08/2024 - Sistema CFC/CRCs participa de audiência pública no Senado sobre reforma tributária
04/07/2024 - Proposta do CFC para a Reforma Tributária é aprovada por Grupo de Trabalho da Câmara
06/06/2024 - Sistema CFC/CRCs contribui para a regulamentação da reforma tributária
Notícias Técnicas
TST firmou tese de observância obrigatória em toda a Justiça do Trabalho
As aplicações de até R$ 1 mil representaram 55,7% das operações de investimento no período
Além dos benefícios oferecidos, instituto responsabiliza judicialmente os agressores
Muitos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) desejam fazer empréstimos, mas não sabem como funciona e possuem algumas dúvidas, com isso, viemos explicar como a solicitação desse crédito funciona
Notícias Empresariais
Saiba quais são os direitos e benefícios dos funcionários no final do ano, incluindo 13º salário, férias, PLR e outros adicionais.
Entenda as regras para férias coletivas, prazos, cálculos e como o contador auxilia na gestão, evitando problemas legais e otimizando o processo.
Com o serviço, os investidores mantêm a rentabilidade dos seus ativos enquanto utilizam seus títulos como garantia
Legaltechs e Lawtechs impulsionam a IA no setor jurídico brasileiro, com investimentos de bilhões e foco em agilidade e acessibilidade. Descubra como a tecnologia está transformando o mercado.
Publicação, disponível no site do órgão, reúne normas nacionais e internacionais para fortalecer o diálogo social sendo uma ferramenta prática sobre negociações coletivas e mediações trabalhistas no Brasil
Notícias Melhores
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável