PGFN oferece descontos e prazos para quitação de débitos até Janeiro/2025
Área do Cliente
Notícia
Caminho para o desenvolvimento definido em declaração internacional está em linha com medidas do governo
Fórum regional formado por países da América Latina e Caribe ocorreu em Barbados e teve apoio do Pnud e da Cepal
Ministros das áreas social, econômica e ambiental de países latino-americanos e caribenhos reuniram-se no XVI Fórum Ministerial para o Desenvolvimento, com o tema "Resiliência em Ação: Políticas Sociais para Superar a Incerteza". O evento, realizado na semana passada, entre 30/10 e 1º/11, em Bridgetown, capital de Barbados, abordou estratégias para enfrentar desafios regionais, como a desigualdade social, instabilidade econômica e mudanças climáticas.
Durante o encontro —apoiado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) —, os participantes reafirmaram compromisso com um desenvolvimento inclusivo e sustentável. Também destacaram a necessidade de aprimorar os sistemas de proteção social para atender as populações vulneráveis, especialmente em crises, como a pandemia de Covid-19. Foram discutidos ainda temas como o combate à fome, a promoção da igualdade de gênero e a integração da adaptação climática às políticas sociais.
A Declaração de Bridgetown, documento final do encontro, acordado entre todos os países da região, contou com contribuições feitas pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e pelo Ministério da Fazenda (MF).
Em linha com a agenda conduzida pelo governo brasileiro, a declaração ministerial traz compromissos dos países da América Latina e Caribe com a progressividade tributária nos sistemas domésticos, e a cooperação tributária internacional para o combate à evasão e elisão fiscais. Esses temas estão em linha com a Declaração do Rio de Janeiro do G20, bem como com a proposta de um protocolo para tributação de super-ricos na Convenção sobre Tributação da ONU, que o Brasil tem liderado.
Outra agenda presente na Declaração é a do desenvolvimento sustentável, com especial foco para medidas de adaptação climática que acometem de forma mais severa países em desenvolvimento. Os ministros comprometeram-se a explorar mecanismos de financiamento inovadores, como títulos verdes e precificação de carbono, para apoiar a Agenda 2030 da ONU. Nesse aspecto, destaca-se o alinhamento da Declaração com o Plano de Transformação Ecológica, que busca a promoção da justiça ambiental e climática, o aumento da renda e a redução das desigualdades.
O Brasil está confirmado como sede do próximo fórum, a ser realizado em 2025, quando temas críticos para a região continuarão a ser debatidos e avançados
Notícias Técnicas
TST firmou tese de observância obrigatória em toda a Justiça do Trabalho
As aplicações de até R$ 1 mil representaram 55,7% das operações de investimento no período
Além dos benefícios oferecidos, instituto responsabiliza judicialmente os agressores
Muitos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) desejam fazer empréstimos, mas não sabem como funciona e possuem algumas dúvidas, com isso, viemos explicar como a solicitação desse crédito funciona
Notícias Empresariais
Saiba quais são os direitos e benefícios dos funcionários no final do ano, incluindo 13º salário, férias, PLR e outros adicionais.
Entenda as regras para férias coletivas, prazos, cálculos e como o contador auxilia na gestão, evitando problemas legais e otimizando o processo.
Com o serviço, os investidores mantêm a rentabilidade dos seus ativos enquanto utilizam seus títulos como garantia
Legaltechs e Lawtechs impulsionam a IA no setor jurídico brasileiro, com investimentos de bilhões e foco em agilidade e acessibilidade. Descubra como a tecnologia está transformando o mercado.
Publicação, disponível no site do órgão, reúne normas nacionais e internacionais para fortalecer o diálogo social sendo uma ferramenta prática sobre negociações coletivas e mediações trabalhistas no Brasil
Notícias Melhores
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável